Páginas

terça-feira, 10 de abril de 2012

Os últimos sofrimentos... O último capítulo...


Postagem feita para o meu pai no meu Facebook as 9:00 do dia 11/02/12


Ao meu pai...


Este homem que eu admiro tanto com todas suas virtudes e também com seus defeitos. Este homem com olhar de menino, sempre pronto e atento, mostrando-me o caminho da vida, que está pela frente. Este mestre contador de histórias traz em seu coração tantas memórias, espalha no meu caminhar muitas esperanças, certezas e confiança. Este homem alegre e brincalhão, mas também, às vezes, silencioso e pensativo, homem de fé e de grande luta, sensível e generoso. O abraço aconchegante a me acolher, este homem, meu pai, com quem aprendi a viver e sigo como exemplo.
Pai, paizinho, paizão... meu velhinho, meu grande amigo, conselheiro e leal,infinito é teu coração.


Obrigada, por orientar-me o caminho, feito de lutas e incertezas, mas também de muitas esperanças e sonhos!
Logo, logo a saudade baterá mais forte!!!


Dia 11/02/2012

Acordei e olhei o calendário, após o meu namorado ter saído fui arrumar a roupa do meu pai para o enterro... É isso mesmo que acabei de escrever, arrumei a roupa da qual meu pai seria enterrado. Lembro-me que chorei a cada peça de roupa que pegava em minhas mãos e sutilmente senti o cheiro da minha avó... É difícil explicar, mais foi isso que ocorreu... Minha vozinha linda veio avisar-me de alguma forma!!!  Também tive uma ligação absurda com ela, nos deixou no ano de 1989. Olha quanto tempo que se passou e ainda consigo lembrar-me do seu cheiro!!!
Bem, mais tarde meu namorado veio me buscar para irmos almoçar na casa da minha sogra. Quando olhei para o relógio eram exatamente 16:00 hs, impacientemente pedi para levar-me até ao hospital, tinha algo estranho ocorrendo, pois tive pressa, e aquilo estava incomodando-me demais.   
Chegando lá no Hospital fui logo visitá-lo. Subi vi que meu pai permanecia igual como todos os outros dias, se não fosse por um detalhe... Eu tinha o costume de mexer no corpo do meu pai por inteiro, para ver como estava, se estava com escaras, se estava desinchando, se tinham trocados às fraldas... Essas coisas.... E nesse dia logo quando tiro a coberta de cima dele percebi que além de gelado, ele estava com as pontas dos dedos roxas, olhei na outra mão e estavam iguais.  Corri e  chamei a enfermeira para ver e assim ela pudesse dar-me algum esclarecimento. A mesma olhou e foi logo falando que ele estava entrando em choque por conta da alta dosagem de medicamento para a pressão arterial.
O médico veio conversar comigo avisando de que estava muito difícil para encontrar a pressão dele, mas quando eu olhei no monitor estava baixíssima, mas estava lá.
Depois que eles saíram conversei seriamente com o meu pai... rsrs
Falei novamente para não sentir medo e pedi para ele encontrar o seu verdadeiro caminho, lembro-me que disse que cuidaria muito bem da minha filha e que nada iria faltar a ela, faria tudo o que havia lhe prometido no dia anterior e que estaria bem, pedi para não ficar preocupado!!!
Orei, pedindo a Deus o descanso daquele Homem que era o exemplo de toda a minha existência, pedi para Deus que o acompanhasse e segurasse em seus braços protegendo e dando-lhe a recuperação necessária, pedi que o levasse para junto das pessoas que aguardavam...
Senti novamente a presença da minha Avó Isabel, eu sabia que no fundo aquele momento era a despedida....  A despedida de uma filha que amava, que amou e continuará amando para todo sempre...O pai que Deus me deu... Beijei a testa dele e sai...
Saindo de lá, fui comprar o véu para colocar no caixão... Foi exatamente isso que fiz... Comprei!!!
E advinham???
Após comprar, fomos tomar um café e logo depois disso meu celular tocou, quando olhei no visor, vi que era do Hospital. Não quis atender, meu namorado insistiu, acabei falando com uma moça que dizia que o médico estava querendo a minha presença. A minha reação foi confusa, mesmo tendo certeza o que havia ocorrido, reagi estranhamente...mas depois entendi por que!!!
 Disse a essa moça, que tinha acabado de sair de lá e que já tinha conversado com o médico, mas ela insistiu que eu fosse, então disse a ela que demoraria uma hora para chegar lá... Estávamos a 5 minutos daquele Hospital.
Chorei... Chorei muito, vim aqui para casa peguei a roupa do meu pai e todas as documentações necessárias e fomos para lá.
Pediram para aguardar na recepção e logo depois subimos (eu e o meu namorado) até a porta da UTI, então apareceu o mesmo médico que havia conversado comigo 1 hora atrás, informando que meu pai tinha falecido as 18:00hs... Sei que ele falou mais alguma coisa, tal qual não me lembro...
Chorei desesperadamente, e naquele momento apareceu o anjo, (aquela enfermeira da qual comentei anteriormente), sempre disposta a ajudar, amparou-me, conversou comigo e ela propôs vestir o meu pai, acredito que foi para não ver-me sofrendo mais do que já estava... Mesmo porque, realmente naquele momento não teria a mínima condição para isso!!!
Liguei para a minha comadre, contei a ela o que havia acontecido e mais do que depressa ela foi socorrer-me lá na funerária...  
Depois de tudo acertado, retornamos para o Hospital, aguardei a liberação do corpo.
Estava faltando à última tarefa...algo que para mim muito importante, creio que para o meu pai também... Desejos dele...
Sempre brincando com tudo, e por diversas vezes falou-me, que não queria chegar no céu banguelo... rsrs
Pedi para um dos funcionários daquela funerária colocar a prótese nele...Graças a Deus ainda havia dado tempo, pois o corpo não tinha esfriado ainda...Enfim, demorou um pouco, aproximadamente as 21:00 o corpo do meu pai foi liberado para o velório.
Meu pai foi sepultado no dia 12/02 domingo as 10:30 hs.
Foi muito difícil aceitar a sua partida. Hoje consigo entender um pouco melhor tudo que passei ao lado dele, desde que apareci na família Bernardes...
 Deus fez tudo exatamente correto, foi necessário esse distanciamento, entre eu e o meu pai, mesmo com muita dor no coração e com muito sofrimento...aprendêssemos a seguir caminhos diferentes, caminhos distantes. Sei que é por pouco tempo, tenho certeza... Um dia todos nós nos reencontraremos novamente...   A lei da vida e da morte... Nascemos e morremos!!!

5 comentários:

Fabricia Mariano disse...

nossa não paro de chorar aqui na sala rsrs

Anônimo disse...

Oi Fátima, há muito tempo não nos falamos, nossas vidas tomam rumos diferentes, causam situações que nossos corações não entendem pq ainda somos muito fracos, alguém me comentou ontem sobre o seu pai, fiquei muito triste, pq eu sempre o admirei, em qualquer lugar que ele me via sempre ficávamos minutos conversando, ele é um anjo, e agora está ao lado do Pai né? gostaria que vc soubesse que independente de nossas diferenças, aceite os meus sentimentos por todo sofrimento que seu pai passou, pelas suas lutas ao lado dele até o último momento, e tenho certeza que onde quer que ele esteja já está sendo bem assistido. Que Deus cure a dor da sua saudade, sei que é difícil, mas o tempo vai cuidar de tudo isso. Um beijo, de coração. Éti.

Fátima Bernardes disse...

Oi Éti, espero que esteja bem.
Saiba que não tenho nada contra você, apenas não concordo com algumas atitudes suas. Mas acredito na evolução das pessoas e sinceramente espero do fundo do meu coração, que tenha encontrado em Deus melhorias para a sua vida.
Obrigada por suas palavras e que o nosso Pai lhe dê todas as bençãos e que junto a sua família você seja muito feliz.

Anônimo disse...

Bom dia Fátima, eu não sei o que você quis dizer com atitudes tinhas, só Deus sabe da verdade de cada um de nós e só ele tem o poder de julgar o que é certo ou errado em nós, creio que venho evoluindo desde que nasci, pelas dificuldades que passei, pelos problemas de saúde que passei, pelas provações e nunca reclamei ou prejudiquei alguém, Deus cuida da melhoria e evolução de todos nós pois não somos perfeitos e nem aptos a julgar o semelhante sem buscarmos a caridade e entendimento sem ver a quem... deixo aqui uma oração de EMMANUEL (Med. Francisco Cândido Xavier).
" SENHOR, ENSINA-NOS: A orar sem esquecer o trabalho; a dar sem olhar a quem; a servir sem perguntar até quando; a sofrer sem magoar seja quem for; a progredir sem perder a simplicidade; a semear o bem sem pensar nos resultados; a desculpar sem condições; a marchar para frente sem contar os obstáculos; a ver sem malícia; a escutar sem corromper os assuntos; a falar sem ferir; a compreender o próximo sem exigir entendimento; a respeitar os semelhantes sem reclamar consideração; a dar o melhor de nós, além de execução do próprio dever, sem cobrar taxas de reconhecimento; Senhor, fortalece em nós a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros para com nossas dificuldades. Ajuda-nos, sobretudo, a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será, invariavelmente, aquela de cumprir-Te os desígnos onde o como queiras, hoje, agora e sempre" EMMANUEL.

por tudo isso Fátima, posso te dizer que Deus conheço o meu coração, as minhas verdades e me faz feliz, assim como sei que você é feliz e sempre será. Que Deus te proteja em toda sua caminhada.
bj.. Éti.

Fátima Bernardes disse...

Bom dia Éti, sinceramente não foi uma ofença e sim uma crítica. Não estou aqui para divulgar os nossos defeitos. Não concordar com algumas coisas, não significa que estou te julgando... Realmente somente a Deus que devemos perdão. Seguir um pouco mais dos mandamentos DELE, nos tornaremos mais leves. Obrigada pela oração. Fica na Paz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...