Páginas

domingo, 8 de julho de 2012

Casamento - 10º passo - Alianças


Boa tarde, apesar desse feriado chuvoso, é sempre bom estarmos em casa descansando, ou se preferirem, trabalhando em seu projeto, sonho, como vocês queiram chamar “casamento”, como euzinha aqui que acordei com a pilha toda e determinada em achar a aliança que ficará em meu dedo para o resto de minha vida.
Apesar dessa gripe horrível que me encontro, não vou desistir até encontrar a aliança perfeita.
Fiquei noiva recentemente, estou usando uma aliança grossa tradicional, mas não pretendo usá-la no dia do meu casamento, e sinceramente nem sei que conseguirei ficar com outra aliança para a eternidade. Sou uma pessoa que mudo constantemente, não consigo ficar muito tempo com um estilo, ou seja, vou citar alguns exemplos:
Corto os meus cabelos em três e três meses isso quando não enjoou antes, sempre mantendo cortes diferentes, as cores também, não consigo manter uma que fique muito tempo, em casa acontece a mesma coisa, gosto de mudar... Esse marasmo de ficar tudo da mesma forma não rola... Portanto tenho a minha dúvida quanto a escolher o par de alianças.
Será que vou conseguir encontrar algo que me apaixone?

Bem, portanto, vou escrever hoje sobre o termo alianças de casamento, o tradicional símbolo da união do matrimônio, elas que vão representar o compromisso firmado entre a mulher e o homem, além de ser uma maneira de sinalizar o atual estado civil da pessoa. Contudo, por ser um objeto que permanecerá por anos com o casal, a escolha da mesma deve ser feita de maneira criteriosa. Por isso , a escolha dessas peças requer o máximo de cuidado e atenção.
Entre diversos pontos a serem observados, o importante é o conforto e a durabilidade.

Sendo assim, selecionei algumas dicas para facilitar a sua vida na hora de decidir.

1º - Quando começar a procurar as alianças?

Dizem os especialistas no assunto que a primeira etapa e a mais importante, é começar a procurá-las com três meses de antecedência, para que os noivos possam separar alguns modelos e depois filtrarem até chegar a um consenso. Já a segunda opção é a gravação dos nomes, que deve ser feitas em 30 dias.
Porém só para variar um pouquinho discordo. Já que as alianças são geralmente de 2% até 3% do orçamento total do casamento e na maioria das vezes o casal que não dispõe de valores imediato, acabam comprando suas jóias facilitadas em vezes. Ou seja, antecipar até o casamento e não entrar com essas dívidas após o sonho realizado, a opção é procurar bem antes, assim não irá se desgastar e nem poupar valores, lembrando que você terá também uma peça fundamental em seu casório que irá custar alguns valores a mais do seu orçamento. O vestido de noiva.   

2º - Escolher entre Clássicas ou as modernas:

Existem alianças de diversos formatos, com texturas, pedras, ou as tradicionais lisas. As alianças de ouro amarelo polido com um aspecto tradicional. Lembrando que maior o número de quilates do ouro, mais dourada será a aliança. Agora se o casal prefere as mais modernas, podem mandar confeccionar as alianças com uma superfície menos arredondada ou até com as extremidades quadradas.
São cada vez menos comuns casais que optem pelo modelo tradicional de alianças. Isso porque todos querem algo diferente e único. Para isso optam por uma peça fosca, (que é o meu caso), misturam diversos tipos de ouro, cravejam pedras preciosas, etc. A aliança feminina costuma ter uma pedrinha de diamante. No entanto, nada impede que sejam usadas por diversos diamantes ou até usadas pelo o casal. 
    
As nossas alianças.
Essas são lindas!!! 

3º - As alianças precisam combinar com o estilo do casal?

Claro que sim. Os modelos de alianças variam muito, e isso é bom porque atende a todos os gostos. 
Há várias mulheres que não gostam de chamar atenção, há aquelas que são bem clássicas e não são muito adeptas há inovações e ainda restam aquelas que amam jóias e quer ter todos os olhares para si e com as alianças de casamento não seriam diferentes. 
A sugestão que fica então é tentar adequar o anel com a personalidade não apenas da mulher, mas do homem também. Pode parecer um pouco complicado no começo das pesquisas que serão feitas nas lojas pelos noivos, mas com o tempo tudo vai se ajustando. 
Mas, e quando isso não acontece? 
O que fazer? 
Brigar com o noivo até ele aceitar aquele modelo lindo que você amou?
Ou esquecer completamente tudo e aceitar a opinião dele de cabeça baixa, e usar aquela aliança horrível pela vida inteira?
Não meninas, é claro que não há necessidade de discussões, ainda mais porque o casal está indo em direção ao altar, pelo amor de Deus, vamos ter paz e amor nos corações. 
Casamento, união, alegria, para isso o mercado oferece então a esses casais a opção de deixarem os possíveis conflitos de lado. Assim, podem comprar alianças de casamentos distintas, mas o pulo do gato é ter um ponto comum entre elas, exatamente para lembrar os apaixonados, e pode ter o mesmo metal, o que quiserem e acharem legal.

4º - Custo

As alianças podem variar muito de preços. Tem as mais baratinhas com menor peso ou as mais caras de peso absurdo. Podem variar pelos quilates, pelas pedras e pelo designer. Uma ótima opção para quem vai noivar agora e quer no dia do casamento trocar essas alianças, é comprar em lojas que oferecem trocas pelo mesmo valor que pagou, ou seja, substituindo-as pelas novas e pagando a diferença.
As mais baratinhas custam em torno de R$ 300,00 o par, já as sofisticadas podem chegar até R$ 8.000,00.

5º - Gravação de nomes ou frases:

Procurei na net várias opções para gravação, e encontrei algo que é importante.
Não é tão simples assim gravar suas alianças, existem formas e modelos, de dependendo do tamanho da sua gravação e do tamanho da sua jóia. Terá que escolher alguém específico para ordenar o trabalho, e que seja feito da melhor forma de deseja.

Segue:

Gravar frases no interior ou no lado de fora das alianças é outro símbolo importante aos recém-casados. Você poder ser prática, por exemplo, gravando somente a data do casamento com as iniciais dos nomes. Uma grande vantagem é a exclusividade e personalização das alianças de casamento.
Meninas, vocês tem que ter em mente o que quer gravar. Para alianças estreitas existem máquinas especializadas, tudo depende da tecnologia e as habilidades dos ourives.
Esta questão deve ser respondida de acordo com as oportunidades disponíveis, máquinas de gravar em as alianças ou laser já estão mais fáceis e acessíveis e permite escolher opções diferentes.
A gravação é feita em um programa e é introduzido na máquina de gravar. Algumas máquinas podem gravar apenas letras maiúsculas (não podendo gravar inclinado), então você deve perguntar antes para ter o melhor resultado e não ter nenhuma surpresa na hora de pegar as suas alianças.
A gravação das alianças a mão depende muito da experiência e capacidade da pessoa que fará o trabalho. A experiência é fundamental pois sempre te surpreenderá com a qualidade que lhe será oferecida. Você deve saber que as alianças de ouro são melhores do que a de platina para a gravação a mão. O ouro é mais suscetível à corrosão. Por outro lado, a platina é resistente ao desgaste. Portanto, as inscrições gravadas na platina são mais duráveis.





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...